lunes, diciembre 12, 2011

AFRICA DEL SUR


Uma das maiores preciosidades sul-africanas é sua fauna, que constitui-se de vários tipos de aves, répteis e mamíferos de pequeno, médio e grande portes, destacando-se, dentre esses, os “cinco grandes” (elefante, rinoceronte, búfalo, leão e leopardo). Para preservar essa riqueza animal, foram criadas algumas reservas provinciais e parques nacionais, sendo o Pilanesberg National Park um dos principais deles.

Descoberto por navegadores portugueses no século XV, o território, que constitui atualmente a África do Sul, sofreu diversas influências, já que, no final do século XVI, o Cabo da Boa Esperança passou a funcionar como posto de reabastecimento para ingleses e holandeses na rota de comércio com a Ásia, resultando, assim, em sua espantosa heterogeneidade populacional, cujos principais elementos são: 1.) Bosquímanos, em vias de extinção; 2.) Bantos, que abrangem as tribos Zulu, Xhosa, N’debele, Pedi e Basotho; 3.) Afrikaners (descendentes de holandeses e alemães) e descendentes de ingleses; 4.) Colored (mestiços); 5.) Malaios e indianos, trazidos para o país em 1.860 para a cultura dos canaviais na Província de Natal.

Por esse mesmo motivo, há nada menos do que onze idiomas oficiais, sendo o afrikaans e o inglês os principais. Graças aos elevados investimentos estrangeiros, à abundância de mão-de-obra barata e à grande presença de riquezas minerais, a África do Sul transformou-se numa potência econômica regional, sendo um dos maiores produtores mundiais de ouro, platina, diamante e minério de ferro, além de possuir um grande parque industrial e agricultura e pecuária expressivas. Outro setor econômico em desenvolvimento é o turismo.

No hay comentarios.: