miércoles, marzo 05, 2008

Uma ligação telefônica...


Ligação telefônica de Chávez para "Raúl Reyes" permitiu localizar o rebelde, diz rádio colombiana Em Bogotá

Uma ligação telefônica que Hugo Chávez teria feito ao porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), "Raúl Reyes", foi o que permitiu a localização do rebelde, segundo "relatórios de inteligência" colombiana, divulgados pela Rádio Cadena Nacional "RCN".

A ligação telefônica aconteceu na quarta-feira 27 de fevereiro, dia em que foram libertados quatro congressistas colombianos (Gloria Polanco, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán, Jorge Eduardo Gechem) libertados após quase sete anos seqüestrados.

"Chávez emocionado pela libertação dos seqüestrados ligou para Reyes (Luis Edgar Devia) para lhe informar que tudo tinha ocorrido bem", noticiou a "RCN" que citou "altas fontes militares" colombianas.

Os serviços de inteligência localizaram a ligação e detectaram que Reyes estava em território colombiano perto da fronteira com o Equador. O bombardeio aconteceu depois que ele a ultrapassou, durante a madrugada de sábado, quando foram mortos o chefe rebelde e outros 20 guerrilheiros.

Segundo a "RCN", o mesmo oficial de inteligência - que pediu para manter o anonimato - disse que não deixa de ser uma ironia que tenha sido uma ligação do presidente Chávez o que os permitiu encontrar a Reyes.

A mesma rádio "RCN" revelou também, e igualmente sem identificar "a alta fonte de inteligência" que o máximo chefe, fundador e líder das Farc, Manuel Marulanda Vélez, mais conhecido como "Tirofijo" e cujo verdadeiro nome é Pedro Antonio Marín, "está refugiado na Venezuela". A emissora completou que "Tirofijo" está doente.

Assim, segundo a rede de televisão, Chávez ordenou a mudança de batalhões para a fronteira com a intenção de proteger "Tirofijo" e evitar que façam com ele em território venezuelano o que fizeram com Reyes no Equador".

No hay comentarios.: