miércoles, marzo 05, 2008

Colombia vs. Ecuador


O Presidente Lula e o embaixador do Brasil na OEA disseram ontem que o caso concreto é que a Colômbia violou a soberania territorial do Equador. Eu queria entender: o Equador não teria desrespeitado antes a Colômbia, ao dar abrigo a um grupo armado, cujo objetivo é derrubar um governo democrático eleito pelo povo da Colômbia? Ou, por acaso, o Equador desarmou as Farc quando entraram em seu território e exigiu que pedissem asilo? Não?

Então, o presidente Rafael Correa teria também que pedir desculpas ao presidente da Colômbia. Aliás, o presidente da Colômbia pediu desculpas, e isso não foi aceito pelo equatoriano, que agora chega ao Brasil chamando-o de "canalha", sem nenhuma queixa contra o grupo armado que invadiu antes o território do Equador.

Significativamente e antes de Rafael Correa, o primeiro a reagir foi Chávez, da Venezuela, que acusou o golpe como se tivesse sido contra ele. Muito revelador por parte de quem apóia e protege o grupo que controla drogas – Fernandinho Beira-Mar estava lá –, seqüestra e quer derrubar o governo da Colômbia há mais de 40 anos.

A Colômbia parou de se enganar pensando que pode combater as Farc só dentro de seu território. Perseguidas ou cansadas, as Farc vão se recuperar em território vizinho, do Equador ou Venezuela. Agora, o presidente Rafael Correa supõe que também no Brasil.

A Colômbia tem a seu lado resoluções da ONU que condenam o terrorismo e proíbem dar abrigo a grupos terroristas. Afinal, foi nelas que os americanos se basearam para combater os talibãs no distante Afeganistão.

FUENTES :
  • HACER CLICK AQUI


  • FOTOS


  • VIDEO DEL HECHO
  • No hay comentarios.: